terça-feira, 12 de março de 2013

O seriado que dá fome: Dexter

De volta.

Sem mimimis, vamos ao assunto do dia: seriados. Sou viciada em vários, mas hoje vou falar de Dexter.

Comecei a assisti-lo em meados de 2009 e desde então, nunca mais parei.

A série é centrada em Dexter Morgan, um especialista forense em análise sanguínea. Ele trabalha no Departamento de Polícia de Miami e tem um vício, ou doença (depende do ponto de vista)... Matar. 
O seriado tenta explicar o motivo da compulsão.
Um trauma na infância despertou esse sentimento em Dexter, que desde pequeno apresenta instinto assassino, matando animais por pequenos motivos. 
Para tentar ajustá-lo na sociedade, o pai adotivo, Harry Morgan, lhe ensina um código de conduta.
Vendo que não seria possível evitar que Dexter matasse e se aproveitando da situação - como um bom policial frustrado por alguns assassinos saírem impunes -, Harry dita certas qualificações que a vítima de Dexter precisa ter, com isso ele acaba parecendo bom moço e matando os criminosos que a Polícia de Miami não consegue prender... Outro ponto importante do código de Harry é que Dexter concilie o "dark passenger" - como o próprio Dexter o chama" -, com uma vida social normal, além do óbvio de nunca ser descoberto.

Acredito que a ideia do autor tenha sido dar uma ética ao que Dexter faz, por isso ele vira o justiceiro, matando bandidos, mas convenhamos, de bonzinho ele não tem nada e é possível notar isso no decorrer dos capítulos. Na realidade, acho Dexter, além de psicopata, esquizofrênico. Ele cria personagens e fala com o "fantasma" do pai, que vê todo o tempo, principalmente antes de matar.

Já são sete temporadas. Terminei de ver a última recentemente e confesso; me surpreendeu.
Vários dos seriados que assisto vão perdendo o fôlego ou sentido com o passar das temporadas, mas, em minha opinião, isso não aconteceu com Dexter. Na realidade, até aconteceu, só que ele ressurgiu das cinzas.

A primeira temporada, baseada no livro de Jeff Lindsay, Darkly Dreaming, foi muito boa. A segunda também foi muito bacana, mas terceira começou a ficar chata, parecia que o seriado ia começar a minguar, quando veio a quarta com o Trinity e foi sensacional! Meu jovem coração sofre até hoje com o choque no final dela.
Com isso, esperava uma quinta temporada incrível, masss... QUACK! Foi um pé no saco, com muito mimimi para um cara como o Dexter, por sorte veio a sexta e ela foi ótima, inclusive melhor que a sétima, entretanto, não tiro os créditos, porque ela teve ótimos momentos.

Não vou ficar falando o que aconteceu em cada temporada, isso é coisa de spoiler - que vale mencionar, não tenho nada contra, cada um publica aquilo que lhe convém e lê quem quer.
A série é excelente, assista porque vale à pena. No Brasil ele passa na FX e no Liv. Também é possível baixar ou assistir os episódios online.

Para mostrar o quanto o seriado é bom, segue a introdução dele, muito bem feita. Aliás, vale contar, em mim ela desperta MUITA fome, então, aprecie:



Gosto também desta introduçãoEla faz menção à primeira temporada e foi feita por Ty Mattson. O cara é tão fã da série que fez vários cartazes e essa introdução, a arte ficou tão boa, que ele foi convidado para trabalhar na Showtime, onde o seriado passa na gringa.



Nenhum comentário: